A Busca Pela Firme Moral << voltar
autor: Emmanuel | publicação: 01/06/2004
artigo: A Busca Pela Firme Moral

Em todos os momentos, o ser humano, ainda em percurso terreno, se mostra ansioso, dividido pela vida que leva, por sentimentos que nutre e por tudo aquilo que precisa demonstrar em uma caminhada física.

Este envolvimento no plano terreno é, justamente, a labuta que o Espírito precisa enfocar; é o momento de desenvolvimento do Espírito, da busca por um verdadeiro entendimento consigo mesmo e com a própria vida, sob todos os aspectos.

Vivemos num mundo com uma constituição esmerada. É lógico que poderão dizer: mas muitos são deficientes do corpo e da mente. Entretanto, diria que ainda somos Espíritos em busca de uma perfeição maior e, por isso mesmo, trazemos respaldos de encarnações passadas impressos em nossas estruturas físico-materiais. O que trazemos, a cada vida, são os recalques, as falhas, as insipiências provocadas por atitudes próprias.

Nascemos com diversidades físicas em nossas estruturas carnais, numa multiplicidade de facetas emocionais e psíquicas. Enfocaremos, cada um de nós, de acordo com essa postura psíquica e mental, um ideal de vida, objetivos vários e neles buscaremos a afirmação a nossos sentimentos.

Todos reencarnamos com múltiplos enfoques de personalidade, de moral, de sentimentos e de psiquismo. Essa diversidade ocasiona os múltiplos aspectos a serem enfocados na vivenciação na esfera.

Terão todos as mesmas oportunidades? Dentro de cada encarnação, a criatura terá todas as possibilidades necessárias ao seu desenvolvimento espiritual e psíquico. Fomos criados nas mesmas circunstâncias, porém cada um de nós acolherá de uma maneira o meio em que fomos colocados; como, também, cada um verá a vida sob um ângulo, sob um enfoque, recolhendo e reagindo de múltiplas maneiras a cada movimentação, com isto acolhendo as situações sob formas variadas.

Viemos em estruturas delineadas, física e moralmente, sendo que a estrutura física estará em relação às necessidades cármicas e a estrutura moral distendendo, exatamente, o estágio em que o Espírito atingiu, sua evolução desde a vida passada.

Como podemos ver, a moral da criatura humana demonstra, claramente, seu estágio evolutivo, a condição íntima do ser. Podemos conhecer uma criatura por sua postura moral.

Perguntariam vocês: A moral progride mais acelerada do que o processo cármico em si, que as provas, expiações e ressarcimentos? Digamos que, em alguns casos, sim. Quando o Espírito detém um patamar de moralidade mais firme, ele irá mais rapidamente concluir as suas etapas reencarnatórias e com mais facilidade ele executará os seus processos cármicos de provas, de expiações, de tarefas ou de missões. Ou seja, geralmente, o fator moral seguirá paralelo aos exercícios cármicos, desenvolvendo-se a cada movimentação vivencial

Portanto, o fator da moral é o que precisamos trabalhar mais dentro de nossos aspectos estrutural, físico e mental. Precisamos trabalhá-lo, burilá-lo, fazê-lo atuante sempre da melhor forma, buscando as verdades, os conceitos elevados de amor, fé, caridade e compreensão uns para com os outros.

Isso irá possibilitar-nos uma elevação mais abrangente, um percurso mais integral de cada situação cármica a ser desenvolvida na esfera.

Esse burilamento se traduz numa disciplina rígida a ser enfocada, precisando haver obediência às leis dos direitos e deveres, às leis divinas de amor e de consideração para com o próximo.

O homem precisa fazer-se juiz dele mesmo, aprender a julgar-se, a cada dia e a cada minuto de vida, não se deixando envolver por suas próprias mentiras ou burlar suas percepções. Talvez, digam vocês: Essa é a situação mais difícil que precisamos enfocar. Realmente. A Terra precisa de conceitos mais elevados e de uma correção moral mais firme, como a que nos exemplifica o Evangelho do Cristo em suas mensagens, ajudando-nos a realizar uma reformulação em nossas vidas.

Busquemos essa renovação íntima, sempre pautados no Amor, na Fé e na Caridade, irmãos.

Emmanuel
Mensagem psicografada por Angela Coutinho

 

Busca Por Texto
Arquivo